Como protestar um boleto?


Em um país em constante mudança a dificuldade em saldar dívidas em aberto e um grande problema para os empresários, que ficam a espera do pagamento de suas cobranças e acabam por não recebe-las. Aprender como protestar um boleto pode ser a saída para driblar a inadimplência.


Protestar uma cobrança pode ser feita de várias formas e categorias de títulos. Também é possível protestar cheques, duplicatas e dívidas promissórias. Todos esses procedimentos não obrigam o devedor a efetuar o pagamento no entanto pode negativar o nome do devedor. Como ninguém gosta de ser cadastrado como inadimplente e nem em ter o nome sujo, essa questão pode agilizar para que a dívida possa ser quitada.


Qual a razão da inadimplência


Antes de qualquer coisa, decidir em protestar um boleto em atrase requer muita atenção e cuidado, vale bastante a pena verificar porque os débitos daquele clientes não estão constando para você. Se o volume for alto, ai que o sinal de alerta deve ser ligado, talvez você não esteja oferencendo as melhores condições de pagamento a seus clientes.


A inadimplência é um pesadelo para qualquer gestor, independente de qual área ele atue, pois isso pode comprometer gravemente o caixa de qualquer empresa.


Fique de olho em seu atendimento


Sabia que uma das maiores razões de inadimplência de clientes é um mal atendimento prestado? O cliente que ser bem tratado, quer que o vendedor responsa todas as suas perguntas e espera receber um produto de qualidade. Conquiste seu cliente e evite que ele negligencie os pagamentos.


Eles esquecem de pagar (acredite)!


Muitos dos clientes esquecem de pagar não porque são mal pagadores ou por má fé, mas porque não conseguem se adaptar as datas de pagamento ou se programar para elas, sabe a maior solução? Enviar lembretes de cobrança (aqui na Bear Desk é possível, sabia?)


Recorde sempre seu cliente alguns dias antes do vencimento ou até mesmo na data de vencimento para que ele possa se programar. Mas lembre-se utilize uma linguagem que não coaja o comprador. Demonstre sempre um tom amigável!


Mas e ai? Como protestar um boleto?


Você se esforçou o máximo para aplicar as melhores estratégias, aderiu novas formas de pagamento, fez todas as cobranças devidas e mesmo assim o seu cliente ainda está um débito em aberto com você? A decisão, é optar pelo protesto do boleto.


Para que o processo comece correto é necessário ter toda a documentação que comprove que a fatura está de fato em aberto. Você pode apresentar uma nota fiscal ou um contrato de prestação de serviços para se certificar dessa transação. De sempre preferencia para documentos que constem o nome da pessoa contra quem está desejando efetuar o registro.


Com todos os dados em mãos é preciso encontrar um cartório especifico para essas ações, o Tabelionato de Notas e Protesto de Títulos. Neste cartório o protestante deverá os dados selecionados pelo cartório, como nome, RG, CPF e endereço residencial.


Lembre-se para poder protestar o nome e os dados do devedor devem constar na cobrança (boleto registrado ou nota fiscal). Verifique também se todos os valores da cobrança estão corretas no cartório, após isso não será possível mais efetuar modificações.


Caso o devedor acerte a dívida com você, é necessário gerar um comprovante de pagamento e levar até o cartório. Apenas dessa forma você conseguirá retirar a inadimplência que recai sobre o nome do devedor.


Quais os custos para protestar um boleto?


Os valores para solicitar protesto podem variar de caso a caso, por isso é ideal antes de ocorrer o protesto, portanto verifique antes com o tabelionato mais próximo de sua residência ou trabalho. Assim que o devedor saldar o valor devido, o protesto é retirado pelo órgão responsável e o nome do consumidor ficará limpo.


Agora que você já sabe como funciona um boleto protestado ficou mais fácil evitar as inadimplências, certo?


Que tal utilizar a Bear Desk para gerenciar seus pagamento, e evitar todas essas dores de cabeça?

Abra sua conta, é grátis!

0 visualização
  • facebook-logo-button
  • instagram

© Chegaae Marketing e Publicidade Digital

Todos os direitos reservados.

logo_Chegaae_jedi_nerd copy copy.png