Como fazer uma cobrança amigável



O terror de qualquer empreendedor se chama inadimplência, cedo ou tarde qualquer empresário vai se deparar com esse problema. Nesse momento é extremamente essencial que você mantenha a calma e saiba fazer uma cobrança amigável.


A primeira parte disso tudo é decidir qual a melhor maneira de cobrar seu cliente, você deve levar em conta a probabilidade do compromisso ser quitado. A primeira questão é se preocupar em se comunicar com o seu devedor de maneira respeitosa e branda.


Primeiro, porque você deve prezar por uma boa comunicação sempre, seja qual tipo de situação for. Segundo, porque uma pequena falha ou escorregada com essa cobrança pode lhe custar muito caro.


O que você não deve fazer ao se cobrar uma dívida


Para lidar com a inadimplência, você precisa ter um bom conhecimento do código de defesa do consumidor (CDC). Ao se ignorar a lei você passa a correr o risco de sofrer medidas administrativas e até penais.


Quanto as cobranças, o CDC informa o seguinte: "Na cobrança de débitos, o consumidor inadimplente não será exposto a ridículo, nem será submetido a qualquer tipo de constrangimento ou ameaça."


Nesses casos sua empresa pode sofrer sanções aplicadas pela autoridade administrativa - as possibilidades vão de multa a suspensão de atividades. Mas tudo isso ainda pode piorar se o caso for enquadrado no artigo 71.


Nesse artigo ele informa que "utilizar, na cobrança de dívidas, de ameaça, coação, constrangimento físico ou moral, afirmações falsas incorretas ou enganosas ou de qualquer outro procedimento que exponha o consumidor, injustificadamente, a ridículo ou interfira com seu trabalho, descanso ou lazer" vai resultar em "detenção de três meses a um ano e multa"


Posso cobrar no trabalho de meu cliente?


Não existe nada que impeça você de cobrar seus clientes no local de trabalho do devedor, desde que ele tenha informado o contato em seu cadastro. Claro que ele pode não querer atender ou simplesmente informar que não pode falar no momento. Nesse caso, você não deve ser insistente - tente ser flexível e marque um outro momento para se falarem, que seja mais conveniente.


Mas e ai, como cobrar amigavelmente?


1. Respeito é bom, e até o devedor gosta


É um pouco óbvio, mas focar nesse assunto nunca é demais: Seja sempre educado, em qualquer situação, não acuse e nem falte com respeito com seus clientes. Não de motivos para uma simples cobrança se tornar uma bola de neve de brigas, inclusive na justiça.


2. Prepare-se bem


Você não pode cobrar seus clientes sem antes saber do que se trata o débito e sem ter cada detalhe em mãos para argumentar. Tenha em mãos sempre o máximo de informação possível dos valores devidos, produtos que o cliente adquiriu, termos de venda e as datas de vencimento. Com tudo isso em mãos, pense nos possíveis argumentos de seu cliente e sempre utilizar tons conciliatórios.


3. Seja claro direto e assertivo


Não usar tom acusativo não quer dizer que você precisa deixar o controle da conversa com seu cliente. Seja sempre claro quanto ao assunto da cobrança e utilize sempre um tom positivo para facilitar a solução do problema. Mas veja bem, nunca entre na defensiva caso o devedor tente reverter a situação de alguma forma.


4. Se mantenha paciente e com calma


Apesar de você estar fazendo uma cobrança amigável, faltar com educação na hora de falar com o inadimplente pode causar uma outra reação do outro lado da linha e essa reação pode não ser pacífica. É extremamente natural algumas pessoas ao se sentirem confrontadas com um tom de cobrança de suas dívidas, partam para o confronto. Mantenha sempre a calma, e busque sempre soluções que sejam boas para ambos os lados.


Aproveite para fidelizar seus clientes

Ao cobrar seus clientes, tenha sempre em mente que essa pode ser uma situação fora da rotina do devedor, e que o problema pode ser resolvido e depois disso seu cliente pode se mostrar um ótimo cliente, que apenas atrasou um pagamento.


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